Pular para o conteúdo principal

Estudo completo sobre: vida após a morte. O rico e Lázaro. Lucas 16.19-31 - Vamos ver! Prof. Marcos

Estudo completo sobre vida após a morte. O rico e Lázaro. Lucas 16.19-31 - Vamos ver! Prof. Marcos

(O que aconteceu depois da morte? Existe vida após a morte?)

O que alguns grupos entendem sobre a morte?

Naturalistas/Materialista/Existencialistas – (grupo do ateísmo) a vida cessa quando o corpo/a matéria morre.

Dilema: Morreu acabou!  Resposta: Hb 9.27 -  Eclesiastes 3.20; 21 / Eclesiastes 12:7

Kardecistas – (grupo do espiritismo) a vida continua através de reencarnações...

Dilema: Nascer várias vezes para evoluir, este é o grande propósito. R/: Hb 9.27

Testemunhas de Jeová/Seitas relacionadas – a alma fica dormindo/a alma acaba. (Dormir é uma figura de linguagem; eufemismo!).

Respostas: At 7.54-60/ Mt 10.28 Não podem matar a alma, mas o corpo sim! Mt 25.41-46 Dn 12.2/ Mc 9.44-49 Castigo eterno e vida eterna!

Ap 20.10. O termo eterno para as 2 situações. 

Romanos – Morreu vai para o purgatório.  Não há base bíblica para isso!

Dilema: O purgatório é um lugar de purificação dos pecados/um ambiente de punição.

Resposta: “Se, porem, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado…”. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1 Jo 1.7,9).

                                           Historicamente:

Foi criado em 503 d.C e formulado como dogma de fé pelo segundo Concílio de Lyon [França] (1274), o Concílio de Florença [suíça] (1438-1445), e o Concílio de Trento [Itália] (1545-63).

(O que aconteceu depois da morte? Existe vida após a morte?)

Temos duas naturezas: A material (corpo) e a imaterial (alma e espírito) [inseparáveis, porém distintas] 1 Co 4:16, somente o poder da Palavra vai a divisão da alma e do espírito. Hb 4.12

Somos formado por três elementos: corpo (pó da terra) alma (sede das emoções e personalidade) e espírito (o canal para se comunicar com Deus) 1 Ts 5:23

Corpo (somma) Alma (psyche) Espírito (pneuma)

 

Só merecíamos a condenação, ou seja, Não merecíamos a salvação, o perdão e o amor de Deus. Mas mesmo sem merecer, Deus nos dá incontáveis bênçãos." (11/02/2020)

OBS: Ao pensar em querer falar e tentar falar o verbo "receber" com a ideia de "buscar ou resistir" eu acabei falando "merecer", assim, peço para vc não entender de forma errada o que falo "por onde merecer", uma vez que ninguém poderia fazer obras alguma para merecer a salvação! A salvação é um favor imerecido! Minha fala é no quesito "escolher a Cristo como ação responsiva" e resistir a graça preventiva de Deus, pois quem não buscar a Cristo não seria digno do merecimento da salvação! E mais, aqueles que não querem de nenhuma forma e desprezam a salvação não fazem por onde receber (acabei usando outro verbo), ou seja, alcançar o que foi feito por Cristo na Cruz "a redenção"! (Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Ef 2:8,9 - Isso mostra que não há nada que possamos fazer para merecer o favor divino. As obras não são meritórias, mas frutos da graça, da fé! Que fique claro isso!)

Somos pecadores por causa de: "Adão e nossos pecados cometidos"!

 

1) O que é o ser humano? Resposta: Um ser especial feito à imagem e semelhança de Deus [Gn 1.26/27]

2) Do que é composto o ser humano? Resposta: De um corpo material feito do pó da terra (elementos químicos da terra) e a outra parte imaterial (alma e espírito). [Gn 2.7] Tornando-se uma alma vivente, um ser vivente, ou seja: um ser humano completo. (Dos 92 elementos químicos existentes na natureza o ser humano é formado de apenas 21 deles).

3) Qual era a visão sobre a morte no antigo testamento? A parte material ficava na sepultura e a parte imaterial voltava para Deus para ser destinada ... a bem-aventurança eterna ou a condenação eterna. [Ec 3.20-21 e 12.7]

4) Qual era o lugar que eles iriam? Havia um lugar espiritual dividido em duas partes. She’ol = região ou mundo dos mortos.   Mundo espiritual.

 

(Sl 9.17/ Sl 86.13   ----------------------------    Gn 37.35/ Jó 14.13)

Somente Daniel é que nos revelou com maior nitidez o que aconteceria depois da morte: Daniel (12.2/ Mt 25.46/ Jo 5.28/29)

O hades é o sinônimo de She’ol

Neste vídeo você entenderá completamente a passagem do rico e Lázaro de maneira clara e objetiva!! Saberá se é uma parábola ou uma narrativa! E riquíssimas informações exegéticas, históricas, teológicas e pessoais!!!

Devemos ter consciência que depois da morte ou teremos uma vida eterna em gozo ou em tormento.

• A morte não é o fim da vida, mas a separação da parte material da imaterial.

(O corpo material é separado da alma/espírito imaterial)

• O destino eterno de nossa vida está em nossas mãos. A escolha e decisão parte unicamente de nós através do livre arbítrio.

• Enquanto temos vida biológica teremos esperanças de ter uma vida eterna pela nossa

Bem-vindos ao Canal Vamos ver! O canal de refutações Cristã!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que todo pregador deveria ter + ORIGINAIS: Gr/Heb/Lat/Interlinear. Vamos ver! Prof. Marcos

10 coisas que todo pregador deveria ter + ORIGINAIS: Gr/Heb/Lat/Interlinear. Vamos ver! Prof. Marcos. --------------------------- OBS: Esses livros são para 3 públicos alvos; três tipos de estudantes: iniciantes, experientes e avançados! Isso não quer dizer que você tem ou terá que ter todos os livros citados, mas são possibilidades ao seu alcance! Você poderá escolher e julgar os livros que você achar melhor; assim temos pregadores novatos, experientes na pregação e outros que gostam de ir mais além. ____________________ 1- Bíblias   (0:47) 2 - Dicionários (2:27) 3 - Comentários bíblicos/manual bíblico (5:12) 4 - Chave/concordância bíblica   (7:43) 5 - Enciclopédia bíblica/temática (dicionário temático/Teo. Sistemática) (9:03) 6 - Ambiente de estudos (12:10) 7 -   O.D.F (Organização, disciplina e foco) (12:33) 8 -   Plano de leitura(s): leitura sistemática/assistemática (13:34) 9 - Noções de T.D (Transposição Didática) (homilética) (15:38) 10 - Vida de oraç

Avivamento da Rua Azusa - Completo em HD. | Vamos ver! Prof. Marcos

Avivamento da Rua Azusa - Completo em HD. | Vamos ver! Prof. Marcos   O reavivamento da Rua Azusa foi uma reunião de avivamento (pentecostalismo/pentecostal) que se deu em Los Angeles, Califórnia, liderada por William Joseph Seymour, um pregador afro-americano. Teve início com uma reunião em 14 de Abril de 1906 em um prédio que fora da Igreja Metodista Episcopal Africana e continuou até meados de 1915. O avivamento foi caracterizado por experiências de Xenolalia (falar em línguas existentes mas da qual a pessoa não é fluente), cultos de adoração, e mistura inter-racial. Os participantes foram criticados pela mídia secular e teólogos cristãos por considerarem o comportamento escandaloso e pouco ortodoxo, especialmente para a época. Hoje, o avivamento é considerado pelos historiadores como principal catalisador para a propagação do pentecostalismo no século XX.

O que é a morte? Como queremos morrer? Mundo vs Cristão! | Vamos ver! Prof. Marcos

Como queremos morrer? Mundo vs Cristão!   | Vamos ver! Prof. Marcos Pergunta respondida de alguns inscritos [Algumas citações de: Albert Einstein, Sócrates, Jesus e Paulo.]   2 horas da madrugada liguei a câmara, coloquei uma luz diretamente no meu rosto (me encandeou todo) mas consegui transmitir o que pude! Fruto de algumas perguntas enviadas para mim aí resolvi fazer em um só vídeo esclarecendo todas os questionamentos, espero ter alcançado!